Box Parade



Esta intervenção escultórica,  intitulada “vaquinha”, remonta ao momento em que o Arquivo Regional da Madeira, com o intuito de preservar adequadamente os seus documentos históricos, deu início à substituição das caixas de cobre que os albergavam por capas “acid free”.





Sendo que as referidas caixas deixaram de servir a sua função, a direcção do Arquivo Regional sugeriu uma parceria com o departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira que decorreu entre 2006 e 2007. O objectivo da parceria consistia numa intervenção artística nas caixas por parte dos alunos finalistas, que concluiu com uma exposição colectiva no átrio do Arquivo Regional.
Autor: Narciso Ornelas
Ano: 2007
Tendo em conta que o nome da iniciativa era “Box Parade” resolvi responder com uma sátira. A “vaquinha” nasceu da minha associação ao nome do movimento “cow parade”. Porém, tive o cuidado de fazer referencia ao Arquivo Regional e às caixas de zinco fornecidas, como se pode verificar na descrição da obra apresentada em catálogo.


Retirado do catálogo da exposição: 


Bruno Narciso Ribeiro de Ornelas 
4º ano
Título: "Vaquinha" 
Dimensões: 80x50x30cm 
Material: caixa zincada, tecido, malha acrílica

"Definição de caixa: "receptáculo ou recipiente de madeira, cartão, metal, etc. com as faces rectangulares, quadrada ou em forma de cilindro, com ou sem tampa; cofre; arca". Este objecto pode ser relacionado com a caixa toráxica, por exemplo de uma vaca. Esta estrutura alberga órgãos e vida. Por sua vez, extensões como as glândulas mamárias de uma vaca, produzem leite. Pode-se entender leite como: "líquido, fornecido pelas fêmeas de alguns mamíferos domésticos (vaca, cabra, etc.), utilizado na alimentação humana". Tratando-se o leite de um alimento, este será: "tudo aquilo que por lei, contrato ou disposição testamentária se dá a uma pessoa para o seu sustento, habitação, vestuário, educação e instrução". Paralelamente, os documentos servem como alimento, instrução, indicam-nos elementos e acontecimentos do passado, que nos ajudam a compreender o presente." 


Processo criativo 


Leave Your Comments !